Estudante
1-Objetivo Específico: Definir metabolismo.
Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O ATP é a “moeda de troca”.
Síntese e degradação dos nutrientes
Crescimento e reprodução
O catabolismo (via exergônica) é a parte degenerativa, em que as moléculas orgânicas (carboidratos, lipídios e proteínas) são quebradas em menores e mais simples (ácido lático, CO2 e NH3). Esse processo libera energia que é armazenada em forma de ATP e transportadores de elétrons reduzidos (NADH, NADPH, FADH2), o restante é liberado na forma de calor.
O anabolismo (via endergônica) é a transformação de moléculas simples em complexas (carboidratos, lipídios e proteínas), onde é utilizado energia para ligar esses monômeros (ATP e os transportadores de elétrons reduzidos).
Essas reações são formadas por vias metabólicas ramificadas (poucas são lineares), em que nas catabolicas geralmente são convergentes para um tipo de produto e as anabólicas são divergentes para os produtos possíveis. Além disso, algumas dessa vias são cíclicas (os percussores de alguns trechos são produtos de outros posteriores, Ex: CoA).
As vias metabólicas são reguladas por 3 fatores intra e extracelulares. A forma de regulação cuja resposta é mais rápida, é a disponibilidade de substrato, quando a concentração intracelular do substrato é menor que a constante de equilíbrio (K) a velocidade da enzima é reduzida (Vmáx). Outra forma de regulação é a regulação alostérica por intermédio de metabolitos ou coenzimas que sinalizam o estado metabólico dentro da célula.
Via metabólica é uma série de reações químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte sendo a reação seguinte dependente da anterior e em cada via deve haver no mínimo uma reação irreversível.
Glicólise: oxidação da glicose a fim de obter ATP. (Eficiência de 47%).
Ciclo de Krebs: oxidação do