Estudante
Como uma preocupação fundamental de um professor iniciante, é colocada logo de início a preocupação que se tem com a primeira aula. Como ministrá-la? Quais as melhores formas de se sair bem perante os alunos? Quem vir a ser: o professor bonzinho ou o autoritário? São inúmeros os questionamentos, que o autor vai explicando claramente como responder cada um deles. Com base nas observações feitas na primeira aula o novo professor vai se moldando, cria seu próprio estilo na sala de aula.
Em meio a tantas preocupações de como lidar com essa primeira experiência, algo importante citado no livro é o fato de se importar também com fatores externos, e tirar proveito de toda experiência, visto que pode se aprender com elas. O autor lembra que a preparação da aula, planejá-la com antecedência virão a ser fatores responsáveis também pelo bom andamento da aula. Outros fatores recorrentes são os colegas de profissão que, vez ou outra compartilham suas experiências e, muitas delas fazem parecer que dar aula será a pior coisa do mundo. Mas, é importante lembrar que, mesmo tudo servido de experiência, algumas delas são pessoais demais de cada professor e, nem todo professor sofrerá com o mesmo aluno ou a mesma turma. Cada um tem sua particularidade.
De fato, o livro é bem claro quanto aos problemas que surgem durante o magistério. O autor é tão enfático em ressaltar tais problemas que, dedica um capítulo inteiro para falar sobre os principais erros que um professor,