estudante
O autor de “A Utopia Urbana - um estudo de antropologia social”, Gilberto Cardoso Alves Velho, foi professor e pesquisador de Antropologia Social nascido na cidade do Rio de Janeiro em 15 de maio de 1945. Possuidor de inúmeros títulos, como o de Doutor em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCL/USP, em 1975, e Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, MN/UFRJ, em 1970, exerceu todos os cargos relacionados ao magistério, desde auxiliar de ensino até professor particular, além de ter orientado mais de 60 teses de mestrado e doutorado, integrado bancas examinadoras para concursos de magistério e outorga de prêmios. Além dos seus mais de 160 artigos publicados e sua autoria e participação em 16 livros, foi também conferencista e professor visitante em universidades estrangeiras como a Northwestern University, Boston University, Columbia University, Berkeley University, University of Texas (Austin), Universidade de Utrech e Universidade de Leiden (Holanda), Instituto Superior de Ciências do Trabalho, entre outras.
Quanto à Antropologia, presidiu a ABA (Associação Brasileira de Antropologia), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), e foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Integrou também vários conselhos como o Conselho Deliberativo do CNPq e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1983-93), e foi pesquisador 1-A do CNPq.
Sendo seu trabalho pioneiro nos estudos de Antropologia Urbana, escreveu o livro “A Utopia Urbana - um estudo de antropologia social” publicado pela primeira vez em 1973, que tem seu foco no bairro carioca de Copacabana, no Rio de Janeiro, mais especificamente no Edifício Estrela, onde havia morado. Já havendo deixado de morar em Copacabana há alguns anos, enfrentou o desafio de fazer uma