Estudante
Em relação a área de influência da maré, pode-se dividir o litoral em: inflalitoral, onde mesmo nas marés baixas, nunca fica descoberta pela água; mesolitoral, que sofre influência, ficando descoberta nas marés baixas e coberta nas marés altas; e supralitoral, onde mesmo nas marés altas nunca são cobertas pelas águas.
As algas que irão ocorrer com maior intensidade na região de supralitoral e mesolitoral (que é uma região dividida em três zonas: rebentação, remanso e platô) são algas adaptadas capazes de suportar uma diferença de salinidade grande, força das ondas e exposição ao ar.
A diversidade nesta área (mesolitoral) não é baixa mas é bem definida e em cada região tem a predominância de um tipo de alga específica.
2ª A coleta ocorreu na manhã do dia 12 de Julho de 2014 na barreira de Cabo Branco, João Pessoa - PB, O dia e horário foram escolhidos de modo que a maré estivesse a mais baixa possível, o que facilitou a coleta e observação do ambiente que normalmente estaria submerso.
A coleta foi realizada a mão e as algas coletadas foram colocadas em baldes com água e em seguida foram fixadas para que pudessem ser estudadas em laboratório posteriormente sem muitos danos.
A área percorrida foi de 500 metros para garantir uma grande diversidade de algas coletadas e o sentido da coleta foi do arrecife à praia, seguindo o sentido em que a maré sobe, garantido a visualização de todo o local com a maré mais baixa possível.
3ª Através da observação foi constatado que na zona de rebentação, havia uma predominância de algas agregado as laterais rochosas, de forma oposta a referida zona como forma de proteção contra a parede das ondas, mantendo assim, suas estruturas laminares e