Estudante
The importance of hydrokinesiotherapy in cerebral palsy: case report
Fabiana Magalhães Navarro1, Bruna Beatriz Xavier Machado2, Aline
Dayane Néri2, Eloísa Ornellas2, Andressa Altrão Mazetto2
RESUMO
SUMMARY
Unitermos. Paralisia Cerebral, Espasticidade Muscular, Hidroterapia.
Citação. Navarro FM, Machado BBX, Néri AD, Ornellas E, Mazetto AA. A importância da hidrocinesioterapia na paralisia cerebral: relato de caso.
Keywords. Cerebral Palsy, Muscle Spasticity, Hydrotherapy
Citation. Navarro FM, Machado BBX, Néri AD, Ornellas E, Mazetto AA. The importance of hydrokinesiotherapy in cerebral palsy: case report.
O termo paralisa cerebral é definido como uma desordem do movimento e da postura devido a uma lesão no cérebro imaturo. É uma patologia não progressiva e provoca debilitações variáveis na coordenação da ação muscular, com resultante incapacidade em manter posturas e realizar movimentos normais, sendo que a gravidade das alterações depende da extensão e localização da lesão. O objetivo deste estudo foi verificar a importância da hidrocinesioterapia no tratamento da paralisia cerebral para a manutenção e/ou melhora do quadro clínico. Para isso foi avaliado um paciente na Clinica Escola de Fisioterapia da Faculdade
UNINGÁ, que apresentava quadro de tetraparesia espástica e ataxia, que recebeu atendimento no setor de hidroterapia durante o ano de 2006, onde se enfatizou a melhora e/ou manutenção da sua funcionalidade. Verificou-se que a terapia aquática é muito eficaz para o relaxamento muscular, redução de espasmos musculares e espasticidade, melhora da musculatura respiratória, melhora do equilíbrio e da amplitude de movimento, sendo os princípios físicos da água auxiliares no processo de tratamento.
Trabalho realizado no setor de hidroterapia da Clinica de Fisioterapia da Uningá, Maringá-PR, Brasil.
1.Fisioterapeuta, Mestre em