Estudante
O referido texto analisado traz em voga o a pratica do Serviço Social na Previdência Social, lutando pela reforma em suas praticas e funções dentro da instituição, para que, com base na mesma, possa agir e interferir na vida do usuário da previdência social, atuando em cima de suas necessidades e realidade para que se torne efetivo a garantia de seus direitos.
O atual sistema econômico apresenta-se de forma desgastante e alienante para o trabalhador que vende sua força de trabalho e que não tem muitas vezes garantidos os mínimos sociais, como: educação, saúde, segurança, alimentação, e o seu trabalho muitas vezes informal não lhe garante nenhum beneficio durante e depois do mesmo. Os trabalhos formais, não diferentes dos informais, visam o enriquecimento abusivo do capitalista, mas ainda são os que garantem alguma segurança para quando o trabalhador perder sua capacidade de vender sua força de trabalho. A previdência social é uma politica de caráter contributiva visa garantir a assistência a o trabalhador segurado, isto é que contribua para a previdência social, a Lei Eloy Chaves de 1923, que instituiu a previdência social sofreu inúmeras reformas desde a sua criação até os tempos atuais, desde a classe de trabalhadores assegurados até a criação de outros benefícios e o tempo de contribuição. Desta forma o Serviço Social como mero intermediador das relações de classe visa garantir e melhorar a situação de pessoas de acordo com a sua realidade social, econômica e estrutural.
A sociedade é marcada por inúmeras transformações no sistema econômico desde a organização da sociedade em classes, sempre havendo um dominador e um dominado, no modo capitalista atual não poderia ser diferente, após a revolução francesa, surgem inúmeras demandas da questão social e o Serviço Social perde a sua ligação filantrópica para agir dentro dessas demandas, com o intuito de minimizar a problemática da