Estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
BRUNA TATIANE DIAS E JULIA RIGO WEISS
ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA:
CONCEITO, HISTÓRIA E TEÓRICOS
BLUMENAU – SC
JULHO/2014
BRUNA TATIANE DIAS E JULIA RIGO WEISS
ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA:
HISTÓRIA, CONCEITO E TEÓRICOS
Trabalho desenvolvido na disciplina História da Psicologia, sob orientação do Professor Emerson José Volanski, durante a primeira fase do Curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Regional de Blumenau.
BLUMENAU – SC
JULHO/2014
SUMÁRIO
ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO
É de conhecimento inerente a estudiosos da Psicologia as implicações dos estudos de Wilhelm Wundt, homem que trouxe uma nova face à Psicologia, tornando-a uma ciência aos olhos do mundo. Wundt, médico Alemão, iniciou seus estudos na Universidade de Leipzig, Alemanha, para onde grande número de acadêmicos de várias partes do mundo seguiu, com o intuito de aprender com Wundt mais sobre a dita Psicologia experimental, assim intitulada pelo médico quando a desvinculou da Filosofia.
O objetivo era tornar a Psicologia uma ciência independente, e para tal, era preciso seguir a risca alguns critérios e padrões de metodologia científica, produzindo conhecimento que seria usado depois como base para alcançar outros níveis de conhecimento em outras áreas.
Wundt não elaborou todos os procedimentos e experimentos sozinhos; seus alunos em Leipzig, provindos de vários continentes, foram elemento fundamental para seu crescimento no campo da Psicologia. Alunos como Willian James, Titchener e James Rowland Angell são alguns dos que podemos citar como alunos que foram em busca das aulas no laboratório de Wundt com um propósito, certos do caminho que estavam seguindo.
Por mais