estudante
ENSAIOS DE DUREZA: ROCKWELL
INTRODUÇÃO
A realização do ensaio do tipo Rockwell teve como objetivos medir as durezas de diversos materiais metálicos, avaliar e conhecer o método de ensaio e efetuar a comparação com outros métodos.
O método Rockwell (regido pelas normas ASTM E18 e ISSO 6508-1) possibilita a medição direta da dureza, sendo um dos mais simples, não requerendo habilidades especiais do operador e um dos mais utilizados em indústrias. Além disso, várias escalas diferentes podem ser utilizadas através de possíveis combinações de diferentes penetradores e cargas, o que permite o uso deste ensaio em praticamente todas as ligas metálicas e também em muitos polímeros.
A tabela 1 a seguir relaciona a dureza com sua respectiva escala, carga e penetrador:
Tabela 1 – Dureza, escala, carga e penetrador
Escala
Dureza
Carga (kgf)
Penetrador
A
20HRA ~ 88HRA
60
Cone/Diamante
B
20HRB ~ 100HRB
100
Esfera 1,59 mm
C
20HRC ~ 70HRC
150
Cone/Diamante
F
60HRF ~ 100HRF
60
Esfera 1,59 mm
O penetrador do tipo esférico deve ser de aço temperado com dureza Vickers maior que 850HV e o penetrador de diamante deve ter um ângulo de 120º.
O ensaio consiste em comprimir o penetrador sobre a superfície plana do corpo de prova, sendo que a dureza Rockwell é dada em função da profundidade de penetração produzida pela carga maior.
Para este ensaio, utilizou-se o mesmo Durômetro (ilustrado na figura 1) que foi utilizado na determinação das durezas Brinell e Vickers:
Figura 1 – Durômetro utilizado no laboratório
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente, cada aluno recebeu um material diferente, do qual ficou encarregado de determinar a dureza Rockwell e anotar seu valor numa tabela no quadro, a qual está reproduzida na tabela 1 deste relatório.
No laboratório, foram seguidos os seguintes passos:
1. Medir a dureza na escala A
Se a dureza for menor do que 60HRA, utilizar a escala B ou F