estudante
Em aspectos relacionados à motivação, constituíram-se dois fundamentos de Todorov e Moreira; No começo dizia que se procurava descobrir “o que o motivar a pessoa, ação à ser feita ”, logo em seguida diz que este é o caminho errado, pois a motivação vem de dentro para fora, não o contrário como dito anteriormente.
Porém diz-se também que o melhor, é a não desmotivação do indivíduo, procurando “aquilo que se deveria ser feito” para a tal motivação pessoal.
Birney e Teevan viram que o interesse sobre a motivação se originaria sobre três fontes anteriormente pesquisadas:
1. Psicoterapia – alívio do desconforto do indivíduo;
2. Psicometria – Testes psicológicos de aptidão, tentando igualar a dedicação ao que era submetido, vindo logo após os testes de motivação;
3. Teorias de Aprendizagem – estudando variáveis motivacionais na memória, aprendizagem. Falando de motivação sem mencionar os esforços, os métodos e jeitos de conseguir a realização.
Ambos os textos descrevem a motivação como estudo da psicologia e com ele a vontade de suprir seus objetivos e compreender as necessidades.
No primeiro texto dizia que “A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação”. Já no segundo, a motivação é algo mais aprofundado vindo de dentro para fora ou se contradizendo de fora para dentro. (dito por mais de um autor).