estudante
Comercial Agrícola Mineira Ltda.
TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO
REGULAGEM E CALIBRAÇÃO
REGULAGEM E CALIBRAÇÃO DE PULVERIZADORES AGRÍCOLAS
Este material faz parte da apostila do Curso de Tecnologia de Aplicação da Comam Ltda
Carlos Alberto Magalhães Cordeiro
Paulo Otavio Coutinho
Fabiano de Matino Motta
Engs Agrônomos
1 – CONCEITOS :
Regulagem , é preparar o pulverizador para atender o desejado , ou seja, produzir as gotas de uma determinada classe de tamanho, e aplicar uma determinada taxa de aplicação
(l/ha) da calda do defensivo.
Calibração , é verificar se o desempenho do pulverizador está como o previsto pela regulagem, e fazer os ajustes finos na pressão para deixá-lo pronto . Na calibração, também é feito o diagnóstico do estado das pontas.
UM PULVERIZADOR BEM REGULADO E CALIBRADO É A CERTEZA
DE UMA APLICAÇÃO EFICIENTE E SEGURA !!
2 – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Pela importância econômica e ambiental deste procedimento, torna-se claro que os proprietários e empresas devem adotar rotinas e critérios sistemáticos de freqüência e metodologia para as regulagens e calibrações dos pulverizadores.
Com a gama de conhecimentos já adquiridos sobre a qualidade de pulverização torna-se importante a verificação de todos os parâmetros possíveis da pulverização, ao contrário da mentalidade vigente até o presente de apenas se preocupar com a taxa de aplicação.
DEVEMOS NOS CONCIENTIZAR QUE NA REGULAGEM DE PULVERIZADOR A
TAXA DE APLICAÇÃO É APENAS UM DOS PARÂMETROS DA PULVERIZAÇÃO A
SEREM ACERTADOS, E QUE OS OUTROS PARÂMETROS COMO TAMANHO DE
GOTAS, DENSIDADE DE GOTAS E POTENCIAL DE DERIVA SÃO TÃO OU MAIS
IMPORTANTES QUE A TAXA DE APLICAÇÃO.
Devemos assim nos preocupar em acertar numa regulagem o conjunto de parâmetros citados no quadro 01:
1
TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO
COMAM
Comercial Agrícola Mineira Ltda.
REGULAGEM E CALIBRAÇÃO
Quadro 01 : Parâmetros passíveis de serem avaliados em uma regulagem de pulverizador:
Parâmetro