Estudante
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
IRIS LAURA CASPARY
ESTUDO COMPARATIVO DOS ANCESTRAIS HOMINÍDEOS COM O Homo sapiens sapiens
PORTO ALEGRE
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
IRIS LAURA CASPARY
ESTUDO COMPARATIVO DOS ANCESTRAIS HOMINÍDEOS COM O Homo sapiens sapiens
Trabalho Comparativo da Anatomia dos Ancestrais/ Possíveis Ancestrais do Homem apresentado para avaliação do curso de Anatomia Humana, Nível Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de Porto Alegre, RS.
PORTO ALEGRE
2014
SUMÁRIO
RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2PRIMEIROS ANCESTRAIS DO HOMEM 6
2.1- Sahelanthropus tchadensis 6
2.2-Orrorin tuginensis 8
4 CONCLUSÃO 32
REFERÊNCIAS 33
RESUMO
Trabalho de pesquisa sobre os ancestrais do Homem, Comparações anatômicas dos formatos de crânio, membros superiores, membros inferiores, tronco, forma de andar e ossos do quadril. As comparações são feitas entre o mais evoluído, ou seja Homo sapiens sapiens, e os macacos de hoje em dia.
Palavras-chave: Ancestrais, Australopithecus, Paranthropus, Homo, Bípede ou Quadrúpede.
1 INTRODUÇÃO
O crânio teve a tendência evolutiva de arredondar-se em diversos graus. O arredondamento do crânio atingiu a forma da “caixa craniana” provocando o arredondamento do encéfalo.
O arredondamento do crânio facilitou o equilíbrio da cabeça e a locomoção ereta perfeita e constante.
Ossos do rosto recuaram provocando o desaparecimento do focinho (diminuição da capacidade olfativa). A redução do focinho determinou o recuo dos ossos maxilar e mandibular. Bossas ósseas sobre as órbitas oculares suavizam-se (até ficarem praticamente ausentes nos humanos modernos).
A vida terrícola determinou a diminuição do tamanho dos braços e pernas. Braços mais longos do que as pernas → vida arborícola. Braços mais curtos do que as pernas → vida terrícola. As mãos melhoram a capacidade de “agarrar”.
As pernas