Estudante
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
SQM0408
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PROF.º Ana Maria de Guzzi Plepis
Prática II – Gravimetria – Determinação de Hidratação em sólidos
KAIQUE DIAS GALERA
Nº USP: 8523241
SÃO CARLOS
MARÇO 2014
INTRODUÇÃO
As análises quantitativas apresentam uma variedade de métodos para utilizar como base, porem neste estudo feito o método utilizado é a gravimétrica. A gravimetria baseia-se em medidas experimentais de massas como: peso da amostra analisada ou o peso de um elemento ou de uma substância química conhecida.
OBJETIVOS
Determinar a água de hidratação em sais: cloreto de bário e sulfato de cobre e água de absorção de cloreto de cálcio por gravimetria.
PROCEDIMENTO
ABSORÇÃO DE ÁGUA EM CaCl2 ANIDRO.
B-1
Foi pesado um vidro de relógio, em seguida, após adicionar-se uma pequena quantidade de cloreto de cálcio anidro, foi pesado novamente. Deixou-se em repouso durante o tempo de 2 horas, tempo no qual absorveu água. Após percorrido o tempo, pesou-se a massa com a água absorvida pelo sal.
SULFATO DE COBRE.
Foi montado sistema para poder aquecer o cadinho, aquecendo-o por 5 minutos. Após aquecimento foi pesado cadinho com a sua tampa. Adicionou-se cerca de 3g de sulfato de cobre hidratado, e novamente pesado o conjunto. Aqueceu-se o cadinho agora com o sulfato, durante 5 minutos com chama baixa. Após resfriamento pesou-se sistema (cadinho e tampa).
B-2
Foi adicionado a um cadinho previamente tarado, cerca de 1,5g de sulfato de cobre hidratado. Levou-se a mufla durante 90 minutos em uma temperatura de 400 ᵒ. Tais procedimentos foram repetidos até obter-se peso constante.
CLORETO DE BÁRIO
Pesa-filtro + tampa + Cloreto de Bário
Lavou-se e pesou-se um pesa-filtro, com secagem na estufa durante aproximadamente 1 hora. Após o resfriamento, foram pesados o sistema pesa-filtro, incluindo a tampa. Foi adicionado 1,5 g de