Estudante
Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Fundada por Walter Gropius, foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Walter foi o diretor da escola entre 1919 e 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Mies Van Der Rohe. Ele decidiu que, a partir do final da Primeira Guerra Mundial, a arquitetura, como um todo, dever-se-ia criado um novo estilo que marcasse a época.
A primeira sede da Bauhaus foi na República de Weimar. Em 1926, mudou-se para Dessau. Uma nova mudança ocorreu em 1932, para Berlim, devido às perseguições nazistas da época. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo de Hitler, a Bauhaus é fechada. Logo após, foi aberta em Chicago.
Objetivo principal: mesclar o conhecimento artesão com o conhecimento arquitetônico. A união da arte, arquitetura e tecnologia, formando uma Academia de Artes.
Primeira Fase (1919-1923) – Fase Expressionista – Período Weimar:
Fusão da Escola de Belas Artes e da Escola de Artes Plásticas. O objetivo era tornar a Bauhaus uma instituição educacional que atendia ao comércio e à indústria, exercendo influência no design do mundo. Os estudantes eram APRENDIZES, podiam evoluir para OFICIAIS e, finalmente, para MESTRES. Após a aprovação no curso básico, os estudantes decidiam-se para que áreas específicas iriam seguir. Design: O estilo tanto na arquitetura, quanto na criação de bens de consumo, primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetos. Criação do estilo próprio e demonstração de um objeto elaborado por um artista poderiam ser - simultaneamente - artístico e industrial, tendo uma articulação entre a forma e a função desse objeto. As formas construtivas dão prioridade aos elementos geométricos de formas limpas e puras, à