Estudante
Estrutura e Funcionamento do Ensino
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Políticas Públicas é toda ação do Governo criada com a finalidade de proporcionar para o povo o seu benefício, que lhe é de direito, em campos como: saúde, transporte, segurança e educação, por exemplo. O termo política tem o radical grego e significa o poder de decisão direcionado a todos os indivíduos sobre questões de sua cidade. A palavra pública provem do latim e se refere ao povo em geral.
Para se alcançar a verdadeira satisfação e desenvolvimento em uma sociedade é preciso que esta disponha de um sistema educacional de qualidade, o qual é regido pelas políticas públicas específicas de sua área. Tais ações se concretizam na criação de projetos e programas destinados a investimentos escolares que garantam o progresso estudantil dos alunos.
Estudos revelam a existências de milhões em reais designados anualmente a aplicações na educação brasileira. Isso significa a garantia de escolas adequadas ao ensino, com salas de aulas apropriadas, merendas, banheiros, espaços de recreação, bibliotecas, laboratórios, materiais didáticos, entre outros. Porém a realidade vivida por estudantes, professores e comunidade dependentes da rede pública é bem diferente. As regiões brasileiras mais atingidas por essas mazelas são a Norte e Nordeste.
Além de vivenciarem frequentimente, os atrasos em saúde e saneamento básico, os nortistas e nordestinos experimentam também as más condições educacionais. A crise no ensino se torna muito preocupante por que não envolve exclusivamente essas duas áreas do país, pelo contrário, elas são apenas as mais atingidas. Essa debilidade no Brasil é algo muito vasto que tem acometido também crianças e jovens: pobres, negros, indígenas e deficientes das grandes cidades.
Diante disso, é possível afirmar que a justificativa para o baixo nível de desenvolvimento educacional