Estudante
A Psicologia é o que estuda o comportamento humano e também o comportamento animal, sentimentos, atitudes... Sendo a mente e o corpo estudados juntos, não de uma forma separada, como geralmente acontece em outras áreas. Ela também atua junto com outras áreas como medicina, sociologia, antropologia e pedagogia.
Principais áreas de atuação
- Psicologia clínica
- Psicologia esportiva
- Psicologia hospitalar
- Orientação profissional
- Psicologia jurídica e social
- Psicologia do trabalho
- Gestão de pessoas
- Treinamento
Os profissionais da área buscam entender o comportamento e o que pensam as pessoas que possuem algum problema ou distúrbio psicológico, tendo como objetivo final a saúde mental da pessoa.
O psicólogo estuda os problemas da mente, do comportamento do indivíduo e sua interação com a comunidade. Com base nesse conhecimento, atua na promoção, na prevenção, na recuperação e na reabilitação de pessoas com distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. Pode trabalhar em consultórios ou em clínicas, hospitais e unidades de saúde. Também encontra espaço em escolas, na área de orientação educacional e apoio a crianças com problemas de aprendizagem, e em empresas, no setor de recursos humanos.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:
Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
Dizer que o