ESTUDANTE
INTRODUÇÃO:
O Japão teve seus primeiros contatos com os povos ocidentais ainda durante o período das chamadas Grandes Navegações, depois de viver praticamente isolado até 1542. Os portugueses e espanhóis procuraram estabelecer missões jesuíticas no Japão. Os japoneses voltaram a se isolar a partir do século XVII.
Uma aristocracia do tipo feudal, apoiada por uma classe guerreira ( os samurais ), dominava o país. No século XIX, em 1853/54, uma esquadra ( chamada Esquadra Negra ) dos Estados Unidos, comandada por Mattew Perry, forçou a abertura dos portos japoneses ao comércio internacional.
O fato alertou os japoneses da sua inferioridade militar em relação ao Ocidente. O risco de ocorrer com o Japão o mesmo que ocorrera com a China era grande. Porém, as mudanças internas no Japão, a Era Meiji, impediram que isso acontecesse. Os japoneses contaram com o auxílio de consultoria militar dos franceses e armamento norte-americano. A Era Meiji tem esse nome devido ao jovem imperador Meiji.
Os japoneses adotaram as instituições e as técnicas ocidentais de maneira bastante rápida. Fizeram reformulações administrativas, aboliram a classe dos guerreiros samurais, abriram escolas com o sistema ocidental, onde em 1877 foi criada a Universidade de Tóquio e, em 1900, 90% das crianças em idade escolar estavam estudando, além disso, criaram um exército moderno.
O crescimento industrial japonês determinou a expansão territorial, pois à medida que o poder e a autoconfiança aumentavam, também crescia o sentimento imperialista japonês. Em 1895, o Japão tomou a ilha de Formosa da China e depois anexou a Coreia. As investidas territoriais japonesas provocaram conflito armado com a Rússia (1904-1905) do qual os japoneses saíram vitoriosos, tornando o Japão também uma das potências econômicas e militares do mundo. Quando a