Estudante
-Capítulo 1 “O Hálito da Vida” faz nós nos perguntarmos, de onde e como viemos? Como nos transformamos como surgiram as sociedades? Em que nós nos diferenciamos dos outros animais? Não esquecendo de incluir nas perguntas o ponto de vista religioso sobre a criação do homem.
Na Etiópia (continente africano) pesquisadores encontraram um esqueleto feminino fóssil, o mais completo da família Australopithecus e 5 anos depois, descobriram pegadas fossilizadas que confirmavam a hipótese de bipedismo. O processo de transformações no corpo, psicológico e ambiente é chamado de hominização, e as transformações eram de acordo com a necessidade.
Sentiram necessidade em criar ferramentas, e isso começou no Período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada +- há 3 milhões de anos atrás). No Paleolítico, a principal atividade do homem e da mulher era encontrar alimento; homens, saiam para caçar e mulheres ficavam perto do acampamento para cuidar dos filhos e coletava raízes, grãos e frutos. Os conflitos entre seres humanos não tem indícios de terem começado nesse período, mas foi aí que o ser humano desenvolveu a linguagem oral (fator decisivo no desenvolvimento cultural). As inscrições rupestres também foram muito importantes. Há muitas hipóteses, mas não sabemos ao certo o objetivo dos desenhos.
Para entender melhor como o ser humano evoluiu, criou e aprendeu a usar as ferramentas, etc, é necessário conhecer um pouco sobre as eras geológicas:
Era Arqueozoica 4,5 bilhões-545 milhões de anos; primeiros organismos.
Era Paleozoica 545-245 milhões de anos; insetos, anfíbios, répteis, peixes, plantas.
Era Mesozoica 245-65 milhões de anos; dinossauros, pássaros, flores, mamíferos.
Era Cenozoica desde 65 milhões de anos; desenvolvimento do homem.
Período Paleolítico 6 milhões-35 mil anos; primeiros utensílios, Homo Habilis, Homo Erectus, controle do fogo, Homo Sapiens, Homo Sapiens Sapiens, arte figurativa, primeiros habitantes da América.
Período