Estudante
Publicidade ou propaganda? É isso aí!
RESUMO
Publicidade e Propaganda não são sinônimos, como querem os publicitários brasileiros. Sendo o Brasil o único país do mundo a não fazer diferenças conceituais, é necessário que, academicamente, os professores comecem a perceber que estamos diante de duas técnicas, cujas diferenças acentuamse na medida em que se aprofundam os estudos, não apenas semânticos, mas históricos e técnicos.
ABSTRACT
Brazil is one of the few countries in the world where advertisers do not make any conceptual difference between propaganda and advertising. As a result, academics are calling attention to this frontier where both activities look alike but are in fact different. These difference is not just semantical but also both historical and technical.
PALAVRAS-CHAVE (KEY-WORDS)
- Publicidade e propaganda (Advertising & Propaganda)
- Marketing
- Comunicação persuasiva (Persuasive communication)
Neusa Demartini Gomes
Prof. Dra. do PPGCOM - FAMECOS/PUCRS
Introdução
A CONFUSÃO DE SIGNIFICADOS entre publicidade e propaganda é um tema antigo, que tem merecido pouca discussão nos meios acadêmicos brasileiros, principalmente por parte daqueles professores que pertencem à área técnica, cuja preocupação centrase em repassar o conhecimento gerado no mercado. Já uma reflexão crítica a respeito do que ali se faz é o centro de interesse dos que são encarregados de transmitir os fundamentos teóricos. Quando se fala em crítica, convém ressaltar que se está referindo, também, aos seus aspectos positivos, uma vez que não há por que ensinar publicidade se não se tem claro o objetivo maior que é preparar o futuro profissional para atuar neste mercado.
Então, tanto teoria quanto técnica e prática fazem parte do tripé necessário para a formação profissional em qualquer área do conhecimento. A forma de equilibrar estas três abordagens é que deve ser tratada com muita atenção para evitar-se distorções no ensino.