Estudante
A Revolução Russa de 1917 viu a queda da autocracia czarista em fevereiro e a tomada do poder pelo Partido Bolchevique em outubro. Os bolcheviques começaram erguer o primeiro Estado Comunista do mundo em um território que cobria a sexta parte do globo terrestre, estendendo-se do Ártico o Mar Negro, do Báltico ao Extremo Oriente.
A revolução deles foi o acontecimento mais significativo do século XX, servindo de inspiração a movimentos e revoluções comunistas ao redor do mundo, especialmente na China, provocando uma reação que assumiu a forma do fascismo e, após 1945, uma profunda influencia sobre muitos movimentos anticoloniais, o que deu forma às relações internacionais durante a Guerra Fria.
Stalin deu inicio á sua revolução de cima, levando a União Soviética a uma industrialização intensa e á coletivização forçada da agricultura. A revolução de outubro teve por objetivo nada menos do que a destruição de todo um sistema social e a substituição deste por uma sociedade superior a qualquer outra que houvesse existido até aquele momento da história humana.
2. A Teoria Marxista e sua influência
A teoria revolucionária chamada de marxismo, ou socialismo científico, foi estabelecida por Karl Marx e Friedrich Engels. Ela teve como base um princípio filosófico materialista e se deu a partir de uma violenta crítica à Filosofia Alemã, em especial à filosofia idealista de Hegel. Eles, também, visavam criar uma concepção materialista da história, com o intuito de compreender a realidade para, assim, transformá-la.
Hegel, na sua filosofia, afirmava que a razão seria o centro de existência do ser humano, pois, tendo ela como partida, haveria a criação do mundo real. Onde tudo que possui existência material, foi concebido primeiro na forma de ideias. Logo, o pilar básico para o pensamento hegeliano seria: o ideal produz o real. Assim, as transformações supostamente aconteceriam no plano das ideias e não da realidade.
Marx, durante algum tempo, foi