Estudante
2. Luz difusa é aquela que é refletida após incidir sobre algum objeto. Normalmente refletidas em diversas direções.
3. A imagem refletida era menor que a altura do objeto. A razão entre o tamanho do objeto e o tamanho da imagem é igual a razão entre a distância do objeto do orifício e a distância da imagem ao oríficio.
4. Quanto menor o diâmetro do oríficio do diagrama, mais nítida é a imagem formada.
5. A câmara escura é um dispositivo óptico muito antigo. A sua mais antiga descrição foi em 1545, quando alemão Gemma Frisius descreveu como observar um eclipse solar por meio de um orifício na parede de um quarto escuro, transformando-o em uma grande câmara escura. A imagem que vemos no anteparo da câmara escura é diferente das imagens obtidas por espelho e lentes. Ela não se origina nem da reflexão nem da refração da luz, mas do confinamento ou da colimação dos raios de luz provenientes do objeto decorrentes da travessia desses raios pelo orifício da câmara. A consequência desse modo de formação de imagem é a nitridez da imagem projetada, que depende apenas da relação entre as dimensões do orifício e o comprimento da câmera.
As máquinas fotográficas têm como origem a câmera escura. A diferença fundamental está na ampliação do orifício, que passa a ser fechado por uma lente convergente, transformando-a num instrumento óptico de projeção.
Nas máquinas antigas, no anteparo, que corresponde à tela dos projetores, fica o filme, que é uma película de material fotossensível capaz de registrar a imagem nele formada.
6. Projetores.