Estudante
Aluno: Igor Dos Santos Mello, N°15.
Série: 2°ano, Turma: “C” Data: 18 / 07/ 2012.
Professor: Osvaldo
Quanto Tempo Vai durar?
O Brasil observa um expressivo aumento da criminalidade, tanto no que concerne a crueldade empregada nas práticas dos ilícitos, quanto em termos quantitativos. Isso ocasiona um grande impacto para toda a sociedade. Dentre as diversas formas de violência, a física é a que mais se destaca, ao se revelar frequentemente nos roubos, homicídios, nas lesões corporais, entre outros.
De fato, a criminalidade está visível e sem freio. Antes, o que era noticiado nos meios de comunicação, era motivo de repúdio, hoje, a sociedade encara a violência como um ato do próprio cotidiano, com ares de normalidade. As crianças crescem e convivem com as mais diversas formas de violência, e passaram a viver essa realidade social sem questioná-la.
A política pública brasileira parece se resumir a mascarar os reais problemas sociais, dando soluções em curto prazo, que em nada resolvem as reais limitações e deficiências da população do país. O aumento da criminalidade está intimamente relacionado com a falta de acesso aos direitos básicos e fundamentais de cada cidadão, tais como: saúde, lazer e educação, o que provoca uma desestabilização social.
Sem desconsiderar a índole dos indivíduos, as atitudes dos cidadãos são influenciadas também pela região que vivem e suas culturas. Tem-se como exemplo as favelas, em muitas das quais os bandidos são os heróis e os policiais é que são os inimigos, ou seja, houve uma clara inversão de valores.
Dessa forma, verifica-se que a população não deve permanecer inerte, passiva a todo tipo de violência que sofre, deve atuar mais ativamente, reivindicando os direitos já garantidos pela Constituição brasileira. Ao passo que o Governo deve implementar políticas públicas que efetivamente supram as deficiências estruturais da sociedade, garantindo o pleno acesso ao trabalho digno, à alimentação, à