estudante
O construtivismo é um movimento estético-político originado na Rússia em 1919. Exprime-se na pintura, na arquitectura, na filosofia, na fotografia, no design, na arte aplicada, etc.
Aparecimento
O construtivismo surgiu depois da Revolução de Outubro (ou a Revolução Bolchevique).
Influências
Este movimento foi influenciado pelo impressionismo, mais concretamente pelas obras de Cézanne, pelo cubismo, futurismo e suprematismo.
Características
Uma das principais características do construtivismo foi uso de materiais industriais, como ferro, vidro e madeira, em suas obras. Segundo os construtivistas, cada material tem seu valor estético, e cada método de trabalho é definido pelos materiais.Apreciavam as formas simples, principalmente geométricas, e repudiavam os exageros ornamentais do passado. Eles não queriam ser vistos apenas como artistas, mas sim, com especialistas em arte, trabalhando em laboratório. Além disso, também não queriam que seus trabalhos fossem vistos como obras de arte, mas sim como projetos de engenharia. Os construtivistas acreditavam que o artista deveria ocupar seu lugar ao lado dos cientistas e engenheiros. Para isso, as obras deveriam ser construídas a partir de um princípio racional e calculável, que tivessem utilidade, ao invés de serem feitas apenas da arte pela arte. A todos esses princípios, actualmente, chamamos Design.
Os artistas deste movimento buscavam a técnica da engenharia (inspiração com base na indústria, máquinas); opunham-se ao individualismo; usavam formas geométricas, cores primárias e a fotomontagem.
E como temas principais usados para construção de pinturas, esculturas e cartazes eram principalmente revoluções, greves, a sociedade e questões políticas.
O nome deste movimente provém do facto de que a pintura e a escultura eram pensadas como construções, e não representações.
Representantes
Os principais representantes deste movimento são Olga Rozanova, Naum Gabo, Vladimir Tatlin,