estudante
Unidade Curricular: Psicologia do Desenvolvimento 1
JEAN PIAGET
Ano Lectivo 2013/2014
“Em cada ano que avança no crescimento (…) há perdas, há lutos a fazer, mas há novos investimentos que são igualmente fonte de prazer e reforço da identidade. Não sejamos demasiado nostálgicos… para não fazermos regressões, mas não sejamos demasiado apressados para que não fiquem lacunas por preencher.”
Celeste Malpique
ÍNDICE
1. Introdução-------------------------------------------------- pag. 4
2. Conceito de Desenvolvimento--------------------------- pag. 5
3. Concepções de Desenvolvimento----------------------- pag. 6
3.1. Piaget e o Desenvolvimento
3.2. Assimilação
3.3. Acomodação
3.4. Adaptação
3.5. Equilibração 4. Factores que explicam o Desenvolvimento--------------- pag. 8 4.1. Hereditariedade 4.2. A Experiência Física 4.3. A Transmissão Social 4.4. Factor de Equilibração 5. Estádios de Desenvolvimento-------------------------------- pag. 9 5.1. Estádio Sensório-motor 5.2. Estádio Pré-operatório 5.3. Estádio das Operações Concretas 5.4. Estádio Formal 6. Conclusão--------------------------------------------------------- pag. 18 7. Bibliografia------------------------------------------------------- pag. 19
1 – INTRODUÇÃO
A psicologia do desenvolvimento autonomiza-se nos finais do século XIX, marcada por grandes avanços ao longo do século XX. Acompanhou a evolução da ciência e das transformações socioeconómicas, bem como das representações sociais do que é ser criança.
Até Rosseau, no século XVIII, a infância não era perspectivada como um período de desenvolvimento diferenciado, com especificidade própria. As crianças eram encaradas como adultos em miniatura, o que se reflete na literatura e na pintura de várias culturas e épocas.
Foi Charles Darwin que, no século XIX, ao estudar as