estudante
Titulo: Energia viva
.
1. Introdução e justificativa:
A busca por fontes alternativas de obtenção de energia já é uma preocupação de cientistas e designers que lidam com o tema devido ao fato de as fontes tradicionais de combustível, como petróleo, ser finitas e poluentes. Mas você já imaginou que um tapete também pudesse ter essa função?
É justamente essa a idéia por trás da nova invenção do britânico Laurence Kemball-Cook. Trata-se de um tapete que gera energia elétrica através de pisadas. Batizado de Pavegen, ele tem um modo de funcionamento simples: uma placa de absorção de energia fica localizada abaixo da cobertura feita de pneus de caminhão reciclados. Ele converte energia cinética (da força das pisadas) em elétrica, que é armazenada para ser usada para os mais diversos fins, como no abastecimento em postes públicos e semáforos ou em recargas de baterias e dispositivos eletrônicos.
As placas são flexíveis, à prova d’água, pesam 28 kg e tem uma potência de 12 volts de corrente contínua. Cada pisada produz 7 watts de potência e leva ao acendimento de uma luz na parte central da placa, que demonstra que a energia foi captada. A borracha reciclada é preponderante na parte superior. Já as bases da placa são formadas com mais de 80% de materiais reciclados. Essas lajotas geram eletricidade com uma solução híbrida de mecanismos que incluem o efeito piezoelétrico (uma carga elétrica produzida quando se exerce pressão em cristais como quartzo) e indução, que usa molas de cobre e imãs.
2. Metodologia:
Para a elaboração do projeto foi realizada uma pesquisa ampla em relação as energia sustentáveis, dentre as diversas opções, foi escolhida a mais inovadora e de pouco uso atualmente. Essa escolha foi para motivar à utilização e mostrar que existem outros meios de energia sustentável alinhando as novas tecnologias com as velhas.
3. Resultados/aplicação:
Pavegen é ideal para os centros urbanos em que existe uma