estudante
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando as operações executadas.
Os movimentos dos preços no mercado ou em uma seção do mercado são capturados através de índices chamados Índice de Bolsa de Valores.
Os preços das ações servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.
A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações.
Como funciona? De um lado estão os donos de empresas, que precisam de dinheiro para dar conta de seus planos de investimento, do outro lado há indivíduos e instituições com dinheiro e desejo de obter lucros ao longo do tempo. Quando os donos das empresas decidem abrir mão de uma parte de sua participação em troca de dinheiro, são vendidas ações que correspondem a um pedaço do controle da empresa. Se o investidor vê uma boa oportunidade, ou seja, uma empresa com uma sólida estrutura, com bons gestores, operacionalmente sustentável, ele decide comprar suas ações, para participar dos ganhos da empresa e torna-se um acionista. No geral, um investidor individual não irá deter um percentual muito relevante do capital social de uma