estudante
Através dos estudos do capítulo, foi possível compreender muitas qualidades importantes da organização, que costumam ser encobertas ou até mesmo ignoradas.
Podemos observar que a relação entre funcionário e superior é muito conflitante, uma vez que as pessoas pensam e agem de formas diferentes. É uma situação que não deve ser generalizada, mas que ainda é presente nos dias atuais.
Mas devemos ressaltar que esses conflitos podem funcionar de forma positiva ou negativa, sendo, todavia inevitável num sistema organizacional.
Organizações vistas como sistemas políticos: Algumas organizações funcionam por formas ditatoriais de regras.
Esse tipo de organização pode ser comparado ao sistema político, uma vez que existem pessoas que ditam as regras e outros que as seguem. Ao tentar entender as organizações como sistemas de governo, podemos compreender qualidades importantes que são ignoradas ou encobertas. As organizações como sistemas de governo:
Nas organizações, os tipos de regimes políticos mais encontrados são:
autocracias: poder centralizado.
burocracias: autoridade do tipo racional legal.
tecnocracia: poder exercido através do uso de conhecimento.
co-gestão: partes divergentes entram em acordo para gerar entendimentos.
democracia representativa: através da eleição de um membro que irá representar os demais durante um período determinado.
democracia direta: cada um participa de todas as decisões.
Organizações vistas como sistemas de atividade política
A politica de um senado é mais claramente manifestada nos conflitos e jogos de poder que algumas vezes se ocupam o centro das atenções, bem como nas incontáveis intrigas interpessoais que promovem desvios no fluxo da atividade organizacional. Mas fundamentalmente, todavia, a politica ocorre em bases correntes, quase sempre de um modo que é invisível a todos, exceto aos diretamente envolvidos.
A relação