estudante
1- Tema: Natação para gestantes
Os exercícios aquáticos e a natação podem auxiliar a gestante adaptando seu corpo para carregar o bebê, aliviando dores comuns ao estado gestacional enquanto prepara os músculos que serão responsáveis pelo o parto.
Há exercícios aquáticos que fortificam especialmente a cintura pélvica e os músculos do assoalho pélvico.
Na água é possível nadar ou se exercitar para fortificar o abdômen, as costas e os ombros, ajudando a carregar o próprio peso mais facilmente e a manter uma boa postura, importante para uma gestação confortável.
A natação e alguns exercícios na água fortificam os músculos do peito para melhor sustentar as mamas à medida que aumentam.
Os músculos das pernas podem ser preparados para o trabalho de parto.
As dificuldades para urinar após o parto podem ser minimizadas por meio de exercício para quadris e pernas.
Durante a gestação a demanda de sangue aumenta entre 25% e 50 %.
Um programa regular de condicionamento aquático preparará o coração e o sistema circulatório para responder a essas demandas.
Um sistema saudável é importante porque o sangue deve ser transportado do corpo da mãe para a placenta, que oferecerá com eficiência, oxigênio e nutrição ao feto. Um sistema cardiovascular condicionado reduz inchaços nas mãos e nos pés, previne varizes e hemorroidas, (facilitando o retorno venoso), que são muito comuns durante a gravidez, além de ajudar na redução da fadiga, que muitas mulheres sentem durante a gestação.
O condicionamento aquático ajuda a reduzir a pressão sanguínea, uma vez que, a massagem proporcionada pela água, graças ao empuxo e à pressão hidrostática, reduz a retenção de água, prevenindo edemas e facilitando o controle da pressão arterial. A redução da retenção hídrica também alivia a rigidez nos joelhos e punhos, que algumas vezes causam desconforto às gestantes.
A natação e os exercícios aquáticos são únicos entre as atividades de condicionamento, uma