Estudante
Força de atrito em mancais de deslizamento
Rocha, Andre Moura1
Silva, Felipe Ernesto Pegorete da
Numeriano, Gabriele Rodrigues Rita
Michel, João Carlos Santos
Vieira, Renan Christian Stole
Miranda, Rodrigo Alves de
Santos, Vinicius Rocha Dutra
RESUMO:
Um corpo, ao deslocar-se sobre uma superfície, seja ela um meio viscoso como o ar, água ou seca, existirá uma resistência ao movimento, essa resistência criada é denominada força de atrito. São forças de extrema importância para o nosso dia-a-dia, pois, sem ela não seríamos capazes de caminhar ou correr. Dentre as inúmeras aplicações da força de atrito, podem-se citar os mancais axiais e radiais. O nosso trabalho focará no estudo de atrito seco. Discutiremos através de um estudo de caso como as forças de atrito seco influenciam no funcionamento dos mancais.
PALAVRAS-CHAVES:
Força de atrito; Atrito seco; Mancais axiais; Mancais de escora.
1- INTRODUÇÃO:
De acordo com Hibbeler (2011, p. 290) o atrito pode ser compreendido como “uma força que resiste ao movimento de duas superfícies em contato que se deslizam uma em relação à outra”. De uma forma mais simplificada, podemos denominar o atrito como o contato entre duas matérias que se deslocam em velocidades ou vetores diferentes. No mundo da engenharia mecânica, este estudo é amplamente explorado, sendo que este é um fator resultante de qualquer ação mecânica, seja ele reduzido, ou ampliado, variando sobre sua rugosidade, força, influencia de outras matérias dentre outros fatores.
2- FORÇA DE ATRITO EM MANCAIS E DISCOS
Mancal é uma peça mecânica que serve como suporte ou guia em que se apoia o eixo. No ponto de contato entre a superfície do eixo e a superfície do mancal, ocorre atrito. Dependendo do tipo de esforços, os mancais podem ser de deslizamento (ilustrado pelas figuras 1 e 2) ou de rolamento (ilustrado pela figura 3). A principal diferença entre os mancais é que o de deslizamento trabalha em baixa rotação e o de