Estudante
A eletroquímica estuda os fenômenos químicos e elétricos gerados por reações químicas espontâneas (em pilhas ou baterias) e a transformação química gerada pela passagem da corrente elétrica numa solução.
A principal condição em uma reação de oxi-redução é a transferência de elétrons do agente redutor para o oxidante. Assim, foi preciso estabelecer potencias relativos de oxidação e redução para os elementos, tomando como padrão o eletrodo padrão de hidrogênio, ao qual foi atribuído, arbitrariamente, o potencial de 0 (zero) volt. Aos eletrodos que perdem elétrons mais facilmente que o hidrogênio são atribuídos potencias positivos e àqueles que ganham elétrons facilmente, potenciais negativos.
H+(aq) + -e ½ H2 (g) (Eº= 0 volt)
Utilizando esses valores, encontrados em Tabelas de Potencial Padrão de Redução ou Oxidação, é possível rever a espontaneidade de reações de oxi-redução. Se o potencial apresentar valor positivo, a reação será espontânea; caso contrário, o sistema somente sofrerá transformação às custas de um trabalho elétrico.
Potencial Padrão de Redução
Objetivos:
Observar a espontaneidade das reações de oxidação e redução, bem como montar uma pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniell).
Parte Experimental:
Materiais:
Voltímetro (1), eletrodo de cobre(1), eletrodo de zinco(1), tubo em U para a ponte salina (1), béquer de 50 mL (2), garra (1), condutores metálicos (fios de cobre) (2), palha de aço, pipetas graduadas de 10 mL (2), algodão.
Reagentes e indicadores:
ZnSO4, CuSO4, solução saturada de KCl, 1 prego, lâminas metálicas: cobre (2) e zinco (1). Se possível as lâminas deverão ter as dimensões de 3cm x 4cm.
Procedimentos:
Preparo de soluções
- Preparar 50 mL de solução de ZnSO4 1,0 mol/L
- Preparar 50 mL de solução de CuSO4 1,0 mol/L
Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação.
- Coloque em um tubo de ensaio pequena quantidade da solução de cobre (II).
- Mergulhe nesta