Estudante
Caroline Mitter Modesto
Flávia PeNACHIONI
LetÍcia Moraes
Linayra Lopes da Costa
LÍvia Maia
Stefany Silva
Uma Universidade Que Lê
MATRIX, MITO DA CAVERNA
E CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA.
São Paulo- SP,
2014.
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Ana Beatriz Unello.
Caroline Mitter Modesto
Flávia PeNACHIONI
LetÍcia Moraes
Linayra Lopes da Costa
LÍvia Maia
Stefany Silva
UMA UNIVERSIDADE QUE LÊ
MATRIX, MITO DA CAVERNA
E CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA.
Estudo de caso solicitado pela docente Fátima Delbono referente à disciplina de Ética e Bases Humanas para composição de nota da N1.
SÃO PAULO- SP
2014.
ANÁLISE DAS OBRAS: MATRIX, MITO DA CAVERNA E CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Conheça-Te A Ti Mesmo
No filme Matrix quando Neo procura o Oráculo para saber se ele realmente é o Escolhido, o mesmo diz que só ele é capaz de saber se é ou não quem salvará a humanidade de Matrix, e que, portanto ele deve conhecer a si mesmo para isso. Demonstrando que é necessário antes de tudo conhecer a si mesmo para se tomar alguma decisão.
Neo e Sócrates
No Mito da Caverna as pessoas que nasceram dentro da caverna estão fechadas e predestinadas a viverem naquele mundo sem nunca saber o que existe lá fora, assim como no filme Matrix. Partindo desse princípio pode-se observar que ambos Neo e Sócrates possui a mesma função, mas em contextos diferentes. No Mito, Sócrates é aquela pessoa que percebe que há um mundo lá fora e que ao descobrir isso retorna para mostrar aos demais a realidade. Da mesma forma, no filme, Neo é aquele ser humano que não está conformado com a realidade que vive e que procura a verdade, a fim de mostrar aos demais quando a descobre.
Neo, Morfeu e Matrix
Seguindo o mesmo princípio de que Neo seria Sócrates, nesse caso, Morfeu seria a voz da consciência que desperta Neo para realidade, pois é ele que mostra a verdade para o mesmo. É através de Morfeu que muitas duvidas de