estudante
Maurício F. Lagatta
Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Laboratório de Física Moderna
2010
Primeiramente, abra o Origin. Esta é sua tela inicial:
Precisamos importar dos dados salvos pelo programa MC32, para isso clique em File > Import > Single
ASCII... Procure agora seu arquivo de dados e abra.
Agora já temos os dados importados, mas precisamos fazer uma nova importação para o segundo arquivo. CUIDADO! Não faça a importação na mesma planilha. Para abrir uma planilha nova clique com o botão direito na aba que fica na parte de baixo da tela e clique em Add. Em seguida, faça a importação do restante dos dados utilizando o mesmo procedimento.
Agora temos todas as planilhas (Cobalto, Césio e Fundo). A linha Long Name corresponde ao nome das coluna. Em todas as planilhas, temos um valor muito alto para o canal 1, então coloquem zero. Basta clicar na célula correspondente ao valor e digitar o desejado.
Precisamos ainda corrigir a parte inferior da coluna, pois possui valores muito altos que não significam nada. Selecione todas as ultimas linhas, clique com o botão direito e clique em Delete.
Perceba (figura acima) como os valores estão caindo e subitamente sobem para valores muito altos.
Repita o mesmo procedimento para todas as tabelas.
Vamos agora plotar os gráficos das contagens. Escolha uma das tabelas, selecione a coluna dos canais e a coluna da contagem. Clique com o botão direito e selecione Plot > Line > Line. Pronto, temos os gráficos das contagens:
Para evitar confusões coloque um nome adequado no seu gráfico. No canto esquerdo da tela, no quadrado de baixo, tem um ícone do tipo Graph.
Clique com o botão direito e clique em Rename.
Por fim, escolha o nome adequado.
Como a escala do gráfico não está com o zero na origem, vamos arrumar. Basta dar um duplo clique nos valores do eixo desejado, ir na aba Scale e colocar zero no campo From.
Fazendo o mesmo