estudante
Livro - Teoria da história
Por Pedro Paulo A. Funari & Glaydson José da Silva.
Introdução A introdução do texto inicia visualizando a importância da teoria da história para o historiador e pesquisador, mostrando a epistemologia histórica fundamental desde o seu significado grego e como ela se propõe para o entendimento dessa ciência. A introdução prossegue enfatizando que a teoria da história tem uma relação muito mais ampla que a filosofia, mostradas séculos XIX e XX, outras disciplinas também fornecem modelos de interpretação social transformando a relação com o historiador e a teoria da história: “[...] três grandes vertentes que contribuíram para teoria da história: a Filosofia, as Ciências Sociais e as Letras, três campos que, por sua parte, se relacionam também. [...]”.
Os objetivos da obra é introduzir o leitor ao âmbito da teoria da história, das suas origens até a contemporaneidade, e permitindo assim, que o leitor verifique como foi feito as interpretações dos autores a partir das suas experiências anteriores, seus juízos de valores, para que haja uma evolução em direção à verdade, logo após mostra a preocupação que se deve ter com o próprio meio, usando trechos do pensamento de Luzia Margareth Rago, onde ela discorre sobre essa preocupação de manter a autenticidade histórica, tendo em vista as dificuldades para isto, e a pluralidade do ponto histórico e analítico em outras épocas. Usando também o historiador Jacoby Russel, os autores reforçam “As generalizações sobre disciplinas acadêmicas requerem audácia, pois materiais e descobertas volumosas mesmo em áreas muito restritas podem minar, se não refutar, as interpretações gerais” e logo após eles insistem em dizer que pretendem apresentar uma leitura capaz de viabilizar o juízo de valores dos leitores.
Capitulo um – As origens Antigas ou pré-modernas A partir do racionalismo e o iluminismo do séc.18, a teoria da história moderna surge desmembrando as tradições e