Estudante
PATRICIA NASCIMENTO
RESENHA CRITICA: A OCUPAÇAO DO TEMPO LIVRE SOB A OTICA DE IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇOES: ANALISE DE UMA EXPERIENCIA.
Curitiba
2014
JOSELAINE AMATO CORAIOLLa
RESENHA CRITICA: A OCUPAÇAO DO TEMPO LIVRE SOB A OTICA DE IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇOES: ANALISE DE UMA EXPERIENCIA.
CURITIBA
2014
RESENHA CRITICA:
A OCUPAÇAO DO TEMPO LIVRE SOB A OTICA DE IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇOES: ANALISE DE UMA EXPERIENCIA.
O capitulo 7 do livro Qualidade de Vida e Vida Madura escrito pela autora Vera Lucia Deps, consiste em uma pesquisa onde a autora analisou vários aspectos relacionados a adaptação dos idosos institucionalizados principalmente em relação as atividades exercidas pelos mesmos. Foram observadas duas instituições denominas como X e Y, as instituições não tinham renda própria pois eram mantidas pelo governo, pelo mesmo fato as instituições tinham instalações limitadas com pouca assistência medica ao idosos, pois tinham poucos recursos financeiros. Nessa pesquisa do total de 191 idosos que viviam nas duas instituições para a analise foram selecionas apenas 63 de ambos os sexos, os que não foram incluídos era por motivos tais como : senilidade, surdez, dificuldades de fala e outras doenças incapacitantes. A maiorias dos entrevistados eram católicos, o estado civil prevalecia viúves, depois solteiros sem filhos, a minoria era solteiro com filhos ou morava com seu conjugue na instituição. Os idosos que moravam nessas instituições em sua maioria eram pessoas de baixo nível socioeconômico, quanto a ocupação desses idosos anterior a moradia nas instituições, consistiam em trabalhos braçais. Para coleta de dados foram usados entrevista semi-estruturada, observação direta e teste sociométrico. As atividades desenvolvidas nas instituições foram categorizadas em três tipos: atividades produtivas, de