estudante
No Brasil, quase metade da energia usada no país vem de fontes renováveis, e o biocombustível tem grande peso nesse desempenho. Além disso, ele é o líder global na produção de etanol e de biodiesel.
Existem vários tipos de Biocombustíveis, no qual a partir da próxima página:
2
Biometanol (CH3OH): O metanol é principalmente um solvente industrial, pois ele dissolve alguns sais melhor do que o etanol; É usado no processo de transesterificação da gordura, para produzir biodiesel. Os processos de produção mais comuns são de síntese a partir do gás natural, ou ainda a partir da madeira através de um processo de gaseificação.
Vantagens: Pode ser produzido a partir de um espectro relativamente amplo de matérias primas e principalmente de resíduos de madeira.
Desvantagem: Tóxico.
Bioetanol (C2H6O): O bioetanol é um combustível obtido por meio da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais(bagaço da Cana-de-açúcar, beterraba, trigo, milho) passando por um processo físico-químico até se transformar em combustível. A seguir se encontra a produção do Bioetanol a partir da cana-de-açúcar. 3
1. Pré-Tratamento ácido: ocorre um processamento por feixe de elétrons pode fragilizar a estrutura hemicelulósica e a lignina, quebrando suas ligações químicas pela ação de radicais altamente radicais, reduzindo o grau de polimerização das fibras.
2. Deslignificação: Remove a