estudante
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTE – ICHCA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
RESUMO: DOM CASMURRO
MACEIÓ/AL
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTE – ICHCA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Renata Bello Vasconcelos
RESUMO: DOM CASMURRO
Trabalho entregue ao prof. Ruy Matos da disciplina Introdução à Pesquisa Bibliográfica e Documentação como requisito para obtenção de nota complementar.
MACEIÓ/AL
2013
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. São Paulo. Egeria, 1981.
A história gira em torno de três personagens centrais: Capitu, Escobar e Bentinho, que é também o narrador do livro. O dilema de Bento começa quando, aos 15 anos, sua mãe decide cumprir a promessa que fez caso o filho nascesse com vida: entregá-lo ao sacerdócio. José Dias alerta D. Glória que se pretende realmente cumprir a promessa deve fazê-lo logo, pois teme que o filho “pegue em namoro” com a vizinha, Capitu.
Apesar das tentativas de convencer sua mãe a não manda-lo para o seminário, Bento acaba indo, mas antes revela seu amor à Capitu e faz com que ela prometa esperar por ele. No seminário conhece Escobar e logo se tornam grandes amigos. Escobar é o oposto de Bento. Bonito, falante e sedutor, consegue convencer D. Glória que o amigo não tem vocação para ser padre e que sua promessa pode ser cumprida de outra maneira, ajudando algum rapaz pobre. Bento, então, se torna bacharel em Direito e casa-se, enfim, com Capitu. Escobar, por sua vez, casa-se com uma amiga de infância da Capitu, Sancha.
Na medida em que evolui a narrativa, aumenta também o ciúme de Bento, que piora drasticamente quando Capitu revela estar grávida. Após o nascimento do filho, Ezequiel, que tem olhos claros, assim como Escobar e diferentemente de seus pais, o ciúme de Bento chega