estudante
O Sistema Logístico
A logística empresarial está presente em toda a gestão organizacional e abrange todos os processos e subprocessos de abastecimento físico e distribuição física .
O planejamento logístico busca equacionar as decisões sobre estoques e transporte e se divide em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Para se entender os componentes do sistema logístico é necessário definir dois conceitos importantes: nível de serviço e planejamento de demanda.
Nível de serviço é a entrega de valores ao cliente que assegurem a fidelidade, é um processo de atendimento ao cliente considerando o desempenho do fornecedor em custo, finalidade, velocidade, flexibilidade e confiabilidade. Na visão da logística, consiste na entrega das quantidades certas, na data certa, no local certo e depende dos esforços conjuntos de todos.
O planejamento da demanda é influenciado fortemente pelo cliente, o planejamento e o controle são essenciais para a manutenção dos níveis de estoque e, consequentemente, para o controle de custos, influenciando o nível de serviço.
A gestão de materiais é considerada a atividade central da logística e envolve as decisões dobre políticas de estoques, tanto na forma de matéria-prima, como de produtos em processo, quanto na forma de produtos acabados.
O processo de transformação está inserido no ambiente organizacional tanto para a produção de bens como de serviço, devendo sua gestão incluir obrigatoriamente os aspectos da gestão de materiais. A partir do momento que o bem está no depósito de produto acabado disponível para entrega aos clientes, inicia-se o processo de distribuição física.
A distribuição física trata da movimentação, armazenagem, processamento de pedidos e entregas de produtos finais ou acabados de uma organização, sua preocupação central é a disponibilização do produto ao cliente em adequação às exigências do nível de serviço.
O abastecimento da operação e a