Estudante
Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a prediação do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.
Iremos abordar de acordo com Chiavenato, cinco grupos de técnicas de seleção, a saber:
Entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
Entrevista de Seleção:
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A entrevista é um procedimento preditor do redimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas ( ou mais ) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade.
A)- Objetivos da entrevista: a entrevista de seleção tem um duplo objetivo. Por um lado, visa dar informação ao candidato acerca do cargo, como por exemplo possibilidade de carreira ou promoções.
B)- Tipos de Entrevista: Quatro tipos:
*Entrevista totalmente padronizada
*Entrevista padronizada quanto ás questões.
*Entrevista diretiva.
*Entrevista nao diretiva.
C)- Fases da Entrevista: De acordo com chiavenato, a entrevista de seleção ocorre em cinco fazes.
A primeira etapa consiste na preparação da entrevista. Trata-se da preparação para o ato da entrevista e possibilita ao entrevistador a comparação entre as características do cargo e o perfil do candidato.
A segunda etapa diz respeito ao ambiente. A preparação do ambiente irá permitir que ruídos ou quaisquer outros aspéctos exteriores interfiram na entrevista.
A etapa seguinte é o processamento da entrevista. Esta etapa