estudante
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
GEOLOGIA
QUESTIONÁRIO – Capítulo III – Minerais
VITÓRIA, 2010.
1. O que é um mineral?
Os minerais são os constituintes básicos das rochas: na maioria dos casos, com ferramentas apropriadas, pode-se separar cada um dos minerais que as constituem. Os geólogos definem um mineral como uma substância deocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica. Os minerais são homogêneos: não podem ser divididos, por meios mecânicos, em componentes menores.
2.Como se dá a combinação dos átomos para formar as estruturas cristalinas dos minerais?
Quando dizemos que um mineral é cristalino, queremos nos referir ao fato de que as minúsculas partículas de matéria, ou átomos, que o compõem estão dispostas em um arranjo tridimensional ordenado e repetitivo.
3.Como se originaram os minerais?
Os minerais formam-se pelo processo de cristalização, que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquido cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos cristalinos adequados.
4.Quais são os grupos de classificação dos minerais de acordo com suas composições químicas?
Os minerais são classificados em oito grupos de acordo com sua composição química, sendo eles: i) Silicatos, os minerais mais abundantes da crosta terrestre, são formados pela combinação de oxigênio (O) e silício (Si) – os dois elementos de maior ocorrência na crosta - com cátions de outros elementos. Ii) Carbonatos são minerais constituídos de carbono e oxigênio, na forma de ânion carbonato (C032-) combinado com cálcio e magnésio. A calcita (CaC03) é um desses minerais. Iii) Óxidos são compostos de ânion oxigênio (02-) e cátions metálicos; um exemplo é o mineral hematita (Fe203). Iv) Sulfetos são compostos de ânion sulfeto (S2-) e cátions metálicos. Nesse grupo