estudante
R: Razão é uma característica essencial e exclusiva do ser humano, é a forma mais viável de perceber o que é verdadeiro. A razão torna o homem capaz de identificar os conceitos e questioná-los, e, desta forma, determinar uma coerência ou contradição destes, além de possibilitar ao individuo deduzir ou induzir novos conceitos a partir dos que foram anteriormente analisados.
2- O que estuda a filosofia do direito? Quais são seus principais temas?
R: Filosofia do direito é a filosofia em si que terá como objeto de estudo o direito. Mesmo que seu objeto de estudo seja os problemas na pratica do direito, a filosofia do direito não possui um tema exclusivo para seu estudo.
A filosofia do direito preocupa-se com os critérios de justiça, o que é justo, além de ser reflexiva, busca a essência do ser, do sentido, do fundamento, da finalidade e dos valores do direito.
Seus principais temas são justiça, moral, ética e politica.
3- Quais teorias filosóficas foram apresentadas no texto?
R: As teorias apresentadas no texto são as teorias de fundamentação com orientação de origem metafísica (teoria jusnaturalista), teorias de justificação com orientação histórico-cultural e com orientação formal ou procedimental (positivismo)
4- O que é semiologia?
R: Semiótica ou semiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as linguagens de um modo geral e tem como objetivo a análise de tudo o que produz um significado ou um sentido. A semiótica é separada em três níveis: sintática (estrutura), semântica (sentido de origem da palavra) e pragmática (o significado da palavra varia de acordo com o contexto).
5- Como o estudo das pretensões de validade auxilia na compreensão do direito?
R: As normas jurídicas são uma espécie de linguagem prescritiva, cuja qual podemos avalia-la sendo justa ou injusta, legitima ou ilegítima, diferente das linguagens descritiva e expressiva, que são, respectivamente, verdadeiras ou falsas e