Estudante
Ensino Médio – 1º Ano
Turma 104
Sociologia
Professor Samuel dos Reis
Bruna da Silva Barros – nº 03
Eduarda Maschio – nº 08
Luísa Rebechi Zampieri – nº 21
Maira Possamai – nº 22
A Importância da Cultura
Caxias do Sul, 27 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
O indivíduo desenvolve atitudes que são determinadas por princípios anteriores a ele e o integram à vida em sociedade. O objetivo do nosso trabalho é explicar como o conjunto de regras impostos, guiam os seres humanos e os fazem agir de formas compatíveis, sendo capazes de pensar de modo recíproco, inteligível e convergente, a partir do etnólogo Edward Burnett Tylor, dos antropólogos Franz Boas, Malinowski e Radcliffe- Brown.
1 O SENTIDO DA PALAVRA CULTURA
A palavra cultura veio do latim colere e, originalmente, designava cerimônia religiosa a uma divindade e cultivo da terra. É compreensível ao pensarmos que na antiguidade a agricultura, além de ser compreendida como o plantio na terra era uma atividade de cunho religioso na qual era garantido auxílio e favores dos deuses para uma boa colheita.
Ao passar do tempo, a palavra cultura começou a ser entendida não apenas como o resultado do plantio, mas como aquilo que se obtém com esforço, cuidado e determinação, aperfeiçoar uma ação.
A partir dos séculos XVII e XVIII, na Europa, que a palavra passou a significar “o cultivo abstrato das ideias”. Mas foi entre os séculos XVII e XIX, quando surgiu a maior parte das nações modernas do continente europeu que foi percebido que o surgimento das nações não foi apenas por medidas políticas e econômicas, mas sim pela unificação de ideias das pessoas de um mesmo território. Essas divergências entre um lugar a outro, foi designada cultura, um conjunto de tradições e hábitos semelhantes.
2 CULTURA HUMANA
Quando analisamos o nosso cotidiano, podemos