Estudante
CAMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA
DISCIPLINA: PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL I
PROFESSORA: RENATA CUNHA DOS REIS
TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
ELABORAÇÃO DE PRODUTO LÁCTEO: QUEIJO PETIT SUISSE SABOR CUPUAÇU E ACEROLA
APARECIDA DE GOIÂNIA
NOVEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
O queijo petit-suisse, desenvolvido por Charles Chervais em 1850, é produzido com leite desnatado e adicionado de creme, de consistência cremosa, e sua massa é obtida pelo processo de coagulação mista, podendo ser adicionado de condimentos doces ou salgados. No Brasil, o produto é consumido como sobremesa e dirigido principalmente ao público infantil. Tem boa aceitação e público crescente de consumo, embora tais índices ainda sejam pequenos, quando comparados aos de outros países. No Brasil, a produção anual de queijo petit-suisse aumentou de cerca de 14.000 t em 1991 para cerca de 22.000 t em 2001 e projetava-se um volume de 23 mil toneladas para o ano de 2002 (MILKNET, 2008).
O consumo nacional de queijo petitsuisse tradicional, em 2005, foi de R$ 404 milhões (MILKNET, 2008), sendo este um produto consumido como sobremesa e dirigido principalmente ao publico infantil.
Devido ao baixo custo de implantação, manutenção do pomar, e principalmente a reduzida utilização de defensivos agrícolas, a cultura se apresenta como opção dentro da agricultura familiar. Cultura de retorno rápido, pois no segundo ano entra em produção, dá ao pequeno produtor opções de renda, destinando seu produto ao mercado in natura, indústria de produtos lácteos e congelados, e fabrico de geléias caseiras que, com o potencial do ecoturismo regional, torna-se bastante atrativo para a agregação de valor ao produto.
O cupuaçuzeiro (Theobramagrandiflorum) é uma das fruteiras mais populares da Amazônia e vem sendo implantada comercialmente na região sudeste da Bahia. O seu fruto mede