estudante
Antes do desenvolvimento deste trabalho, é importante o esclarecimento de alguns conceitos fundamentais para o melhor entendimento das tribos. Conceitos como organização social, estrutura familiar, graus de parentesco, hierarquia, tradições, festas e rituais, gastronomia, artesanato, religião, saúde e vestuário.
Entende-se por organização social como forma de organização de grupos sociais e as relações existentes na sociedade a nível familiar, económico ou politico que se manifestam dentro destes domínios ou entre eles. (1) Estrutura familiar é definida através de um conjunto de indivíduos com condições e em posições socialmente reconhecidas e com uma interação regular e recorrente, também ela aprovada socialmente. Os graus de parentesco são estabelecidos mediante um ancestral em comum. A descendência do mesmo e as ligações familiares criadas com outros indivíduos, geralmente através do casamento, dão origem a uma família. Cada membro desta família possui um grau de parentesco entre eles mas todos eles possuem um ancestral comum. Hierarquia é a classificação ordenada, dentro de qualquer grupo, normalmente de acordo com o poder ou autoridade que cada um possui. Tradição é definida através da transmissão oral dos factos, dogmas, lendas, entre outros, de uma sociedade, de geração em geração. Religião é a crença na existência de um poder superior e estabelece símbolos que relacionam a humanidade com o campo espiritual. O crente considera-se dependente desse mesmo poder superior prestando culto à divindade e seguindo a doutrina da sua religião. Ritual é o conjunto de práticas consagradas pelas normas observadas em determinas ocasiões como por exemplo as cerimónias.
Gastronomia é o conhecimento e a apreciação dos prazeres da mesa. A gastronomia varia consoante o país, bem com dentro das regiões de cada país. Artesanato consiste na manufatura de objetos com a matéria-prima típica existente em cada região, resultando, daí um determinado