estudante
Yasmim Gleica França Mota
TIPOS DE LESÕES E FRATURAS
Curso: Técnico em Radiologia
Disciplina: Incidências Especiais
Professor: Jefferson
Belo Horizonte
2013
LESÃO DO MANGUITO
O manguito rotador é o grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra espinhoso e redondo menor) que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro. Ele pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais frequente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários músculos do manguito.
Existe uma relação entre a síndrome do impacto e a degeneração do manguito. O impacto ocorre entre o manguito (geralmente e supra-espinhoso) e a porção antero inferior do acrômio, o ligamento córaco-acromial e a articulação acromioclavicular.
Pode ocorrer uma lesão do manguito rotador do ombro devido a um trauma (queda sobre o ombro ou cotovelo), um levantamento de peso excessivo ou por alterações degenerativas.
O ombro fica muito fraco e há dor ao tentar elevar o braço. Geralmente o melhor tratamento para estas lesões é o reparo cirúrgico o mais rápido possível para evitar a atrofia e o aumento da lesão.
A lesão também pode ocorrer devido a alterações degenerativas advindas da idade. Estes casos podem se tornar crônicos com uma incapacidade mais leve, porém as lesões podem se tornar irreparáveis se não forem tratadas precocemente. Estes casos devem ser avaliados individualmente dependendo do grau de dor e da atividade de cada paciente.
LESÃO DO HILL – SACHS
A lesão de Hill-Sachs corresponde a uma fratura óssea por compressão da região postero lateral da cabeça umeral, superiormente. Embora neste caso específico a ressonância sem contraste tenha possibilitado o diagnóstico das lesões de Bankart em tecidos moles e da lesão de Hill-Sachs, a artro-ressonância de ombro é considerado o