estudante
Baseada na decomposição de elementos e de levantamentos de dados que consistem em relações diversas que entre si possam ter tais elementos, com o objetivo de conhecer a realidade situação da empresa ou de levantar os efeitos de uma administração sobre determinado ponto de vista. Pretende-se avaliar a viabilidade financeira dos projetos apresentados, focando o investimento de Capital e o seu impacto nos processos/funções alvo do investimento.
Existem diversas técnicas para analisar demonstrações contábeis, cada uma delas com objetivos específicos e limitações inerentes. Uma técnica de análise é um meio de transformar dados contábeis selecionado em informações passiveis de contribuir para a formação da opinião de seu usuário em relação a determinado aspecto de interesse para sua avaliação.
Através de três pontos fundamentais temos condições de conhecer a situação econômico-financeira de uma empresa:
- Liquidez (Situação Financeira)
- Rentabilidade (Situação Economia)
- Endividamento (Estrutura de Capital)
O acompanhamento tendencial atribui aos indicadores financeiros um caráter de informação gerencial, pois o cálculo desses quocientes de forma contínua permite visualizar situações de tendência futura, dando aos gestores uma ferramenta adicional importante para mudanças e planejamento.
A análise inicia-se a partir das demonstrações financeiras, na qual o analista coleta dados, adequando-os para os cálculos de quocientes, coeficientes ou índices, os interpreta e em seguida conceitua, que é uma etapa fundamenta para construção da informação para tomada de decisão.
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:
- Balanço patrimonial
É o mais importante relatório contábil. Através dele que se identificará a saúde financeira da empresa.
- Resultado do exercício
Resume-se em despesas deduzidas das receitas. Mostra o comportamento dos gastos relacionados às contas de resultado na demonstração e o das receitas da empresa.
- Fluxo de