estudante
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CCI 010 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
PROFA. THAÍS MAYRA DE OLIVEIRA
ENSAIO DE FINURA
Nome: Jéssica Camila Costa Pinto
Matrícula: 201124076
OUTUBRO/2013
INTRODUÇÃO
Com base na norma NBR 11579:2012, será apresentado neste relatório uma avaliação do cimento Portland CPlll – 40 quanto sua finura. Também será tratada a metodologia do ensaio juntamente com seus resultados. O ensaio tem como o objetivo a determinação da finura do cimento. Através do peneiramento manual, utilizando da peneira nº200 (0,075mm), é possível determinar dentro de uma amostra de massa conhecida a porcentagem de grão com dimensões superiores a 0,075mm e, a partir daí, fazer avaliações. Os grãos de cimento têm diâmetros entre 0,005 a 0,01mm, desta forma, o que fica retido na peneira são resíduos do cimento peneirado. Entende-se que tal ensaio é fundamental para verificar a qualidade do cimento e, muitas vezes, para determinar sua aplicação. Verifica-se neste procedimento a presença de eventuais impurezas e, principalmente, de grumos de grãos de cimento agrupados devido ao envelhecimento ou hidratação, devido ao contato com umidade do local onde está armazenado. Sabe-se que cimentos velhos ou armazenados de forma inadequada produzem elevados índices de resíduos.
EQUIPAMENTOS
- Balança com precisão de 0,01g.
- Conjunto de peneiramento (fazem parte do conjunto empregado no peneiramento manual o fundo e a tampa. A peneira utilizada é a nº200, de 0,075 mm)
- Dois pincéis (um de tamanho médio, provido de cerdas de náilon ou naturais com largura de 30 m a 35 m. O outro, de tamanho pequeno, provido de cerdas naturais com diâmetro de 5 m a 6 m).
- Bastão e Flanela (não utilizados em laboratório).
- Registrador de tempo.
- Recipiente para pesagem do material.
Imagem 1: Conjunto de peneiramento
NORMA TÉCNICA
O Ensaio de Finura será