Estudante
Estudo do Hinduísmo.
2 JUSTIFICATIVA
O Hinduísmo ou como é conhecido por seus seguidores, o Sanātana Dharma é um conjunto de doutrinas que engloba tradições culturais, valores e crenças diferentes. Possui a maioria de seguidores presentes na Índia e no Nepal.
Considerada como a terceira maior religião do mundo, os seguidores do Sanātana Dharma não utilizam o conceito de religião para determinar sua filosofia. Para eles os ritos que fazem parte da vida espiritual possuem a mesma relevância que suas leis e virtudes e, desta maneira, pode-se questionar se esta filosofia de vida pode ser considerada como religião. Se seus próprios seguidores não distinguem o sagrado do profano, então o Sanātana Dharma pode ser encarado como algo que não está ligado ao conceito religioso. Mesmo dentro dos termos hindus, não a nenhum que faça referência a “religião”.
Outro fator é que, como outras religiões orientais, a busca pela transcendência é obtida como o fiel indo em busca da divindade, algo bem diferente das religiões ocidentais que criaram o conceito da religião. Porém, como outras religiões, o Hinduísmo cultua deuses e seus seguidores tentam se conectar a esses seres para encontrar maior esclarecimento. Algo ligado diretamente aos conceitos do que pode ser definido como religião. Assim a veracidade ou não do Sanātana Dharma como religião gera opiniões distintas.
Um ponto importante sobre o Hinduísmo é que ele possui uma quantidade muito grande de formas e, consequentemente, um número gigantesco de doutrinas. Desta maneira, mesmo sua caracterização global se mostra difícil. Para alguns a maneira mais fácil de defini-la é como uma religião de renuncia, mesmo que a própria definição de religião seja complexa para ela.
Esse paradoxo de ideias mostra com o Sanātana Dharma é rico em crenças e valores que se apresentam como uma excelente fonte de pesquisa para estudos religiosos. 3 OBJETIVOS