Estudante
CURSO BIOMEDICINA
NAYANNA SOUSA CARNEIRO
PROCESSO SAÚDE DOENÇA
SÃO LUÍS 2013
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO BIOMEDICINA
PROCESSO SAÚDE DOENÇA
SÃO LUÍS 2013
O PROCESSO SAÚDE DOENÇA
O modelo atual de assistência à saúde desenvolvido na atenção básica tem como pressuposto garantir o atendimento integral aos usuários, partindo do princípio das linhas de cuidado, em que o usuário é o elemento estruturante de todo processo de saúde.
De acordo com Merhy (1998), o serviço de saúde, ao adotar práticas centradas nos usuários, deve desenvolver a capacitação dos profissionais de saúde, tornando os aptos a operar o cuidado, de modo a ocupar o papel de mediador da gestão dos processos multiprofissionais através dos atos de acolher, responsabilizar, resolver e autonomizar. Nesse sentido, o trabalho em saúde deve incorporar mais tecnologias leves que se materializam em práticas relacionais, a exemplo do acolhimento e vínculo profissional-paciente.
Segundo Carvalho e Campos (2000), acolhimento é um arranjo tecnológico que visa garantir acesso aos usuários por meio de uma escuta qualificada, objetivando entender as dificuldades dos mesmos, de modo a resolver os problemas em nível de atenção básica ou referenciá-los quando necessário.
O eixo de orientação do atendimento em saúde deve ser centrado no cuidado com o indivíduo, buscando entender seus anseios e necessidades, responsabilizando-se com o mesmo, para que desta forma sejam desenvolvidos ações e serviços adequados, garantindo a resolução dos problemas dos usuários.
Desse modo, a saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida. Assim, não é um “bem de troca”, mas um “bem comum”, um bem e um direito social, em que cada