Estudante
Micotoxinas em alimentos: Condições favoráveis, ocorrências, Aflatoxinas, Zearalenona, Ocratoxinas, Tricotecenos, Patulina, outras.
Vilhena
2012
AMANDA STHEFANY DE JESUS RODRIGUES
ANDRESSA MAGRINELLI
DANIELA CRISTINA RIBEIRO
LUARA CAROLINY EGER
Micotoxinas em alimentos: Condições favoráveis, ocorrências, Aflatoxinas, Zearalenona, Ocratoxinas, Tricotecenos, Patulina, outras.
Trabalho apresenta a Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena- UNESC para obtenção de nota parcial na disciplina de Farmacologia e Toxicologia ll, sob orientação da professora Paola Locatelli.
Vilhena/2012
SUMARIO
Introdução 03
Condições Favoráveis 04
Aflatoxinas B1, B2, G1 e G2 04
Ocratoxina A 05
Zearalenona 05
Fumonisinas 06
Patulina 06
Verruculogeno 07
Tricotecenos 07
Citrina 08
Conclusão 09
Referencias Bibiograficas 10
Introdução
As micotoxinas são metabólitos secundários de fungos que apresentam efeitos tóxicos em seres humanos e animais. São de grande importância para a saúde pública e a economia de um país.
No Brasil, as micotoxinas têm sido objeto de pesquisa principalmente no centro-sul e recentemente na região sul do país. Nas demais regiões há uma grande lacuna de informações sobre a contaminação de alimentos por estas toxinas. Por outro lado, há um grande número de alimentos nacionais que ainda não foram analisados para micotoxinas, assim como várias toxinas que não foram pesquisadas no país.
Micotoxinas são metabólitos secundários e tóxicos produzidos por uma variedade de fungos, especialmente por espécies dos gêneros: Aspergillus sp; Fusarium sp ;Penicillium sp; Alternaria sp.
Condições Favoráveis
Fatores físicos: umidade e água disponível; Temperatura → 25ºC e 30ºC