Estudante
Uma das características do Renascimento é a retomada da cultura clássica, na qual buscou trazer de volta os clássicos greco-romanos da Idade Antiga para refletir e tentar compreender o contexto da passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
O homem é a medida de todas as coisas, pois se acreditava que o humanismo veio a ser a característica mais marcante por trazer o homem no centro das reflexões. Desde então começava-se a valorizar as pessoas encontrando nelas as virtudes e qualidades que não eram vistas pelo pensamento católico medieval. Não se media forças com Deus, este estava acima do homem. Na qual também teve-se a valorização dos prazeres sensoriais, carnais e materiais, contrapondo-se a ideia medieval de sofrimento e resignação.
O ideal de universalidade, para os renascentistas o ideal do ser humano era aquele universalista, no qual dominava várias ciências. Eles acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e a saber tudo o que se conhece.
A valorização da razão e da natureza, através do racionalismo na qual se traduziu na adoção de métodos experimentais e de observação da natureza. Vindo de contraponto com a cultura medieval, na qual era baseada na autoridade divina, os renascentistas valorizavam a razão humana como base do conhecimento. O saber como fruto da observação e da experiência das leis que governam o mundo.
A expressão cultural na Renascença, se caracterizou pelo humanismo, naturalismo e realismo na representação de seres e por uma grande preocupação com a racionalidade, o equilíbrio, a simetria e a objetividade, tanto na arquitetura, pintura e escultura quanto na literatura. A música passou a explorar, cada vez mais, temas não-religiosos e a utilização da técnica do contraponto deu maior liberdade de criação os compositores.
O RENASCIMENTO COMERCIAL
Devido a localização geográfica favorável e o fortalecimento das ligações comerciais com o Oriente, durante a 4ª cruzada,