estudante
Arte dos povos germânicos
CONTEXTUALIZAÇÃO
O livro “História Social da Arte e da Literatura” foi escrito pelo historiador da arte húngaro-britânico Arnold Hauser (1892-1978). Desde a data de sua publicação em inglês em 1950, o livro causou muita controvérsia por sua orientação teórica ser marxista, algo inédito na historiografia da arte até aquela data. O seu livro apresenta uma visão social da arte, onde os diversos movimentos artísticos estão diretamente ligados com as questões sociais, políticas e culturais da época em que surgem. Nas décadas de 60 e 70 houve uma maior aceitação, pois foi a época do florescimento da orientação marxista na crítica de arte, porém, com o declínio da União Soviética, a orientação marxista na crítica perdeu seu atrativo e o livro de Hauser foi perdendo seu prestígio. Hoje em dia os historiadores da arte pós moderna quase não fazem referências a obra de Hauser.
H. W. Janson (Horst Waldemar Janson, 1913-1982) foi um historiador de arte russo naturalizado estadunidense mais conhecido pela sua obra “História Geral da Arte”, que foi publicado pela primeira vez em 1962 e vendeu milhões de cópias desde então em mais de quinze idiomas. Ele foi professor de belas-artes na Universidade de Nova York até o ano de sua morte em 1982.
Anthony F. Janson é curador chefe do John and Mable Ringling Museum of Art, na Flórida. Filho de H. W. Janson, trabalhou com seu pai na obra “Iniciação à Historia da Arte”, publicado em 1971 e contribuiu para uma posterior atualização da obra “História Geral da Arte”.
Sir Ernst Hans Gombrich (1909-2001) foi um célebre historiador da arte do século XX, principalmente por seus estudos sobre o renascimento. Foi professor na Universidade de Londres de 1959 até 1976. Em 1972 ganhou o título de Sir e a Ordem do Mérito em 1988, além de muitos outros prêmios. Sua obra “A História da Arte” foi publicada em 1950.
INTRODUÇÃO
Esta frase do Arnold Hauser (slide 3) exemplifica um